Drenagem Linfática – Mitos e Verdades

6 comentários
26 de outubro de 2021

Drenagem Linfática – Mitos e Verdades

Oi amores, tudo bem?
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos.

Mas hoje vamos falar sobre os Mitos e Verdades que envolvem a drenagem linfática, em breve irei fazer um post mais especifico e completo para vocês sobre o assunto, tá!?

Drenagem-linfática

+Veja também: Tipos de pele – Aprenda mais sobre a Pele Normal, Pele Seca, Pele Oleosa e Pele Mista!

Vamos começar com os MITOS

  • Drenagem linfática emagrece. MITO

A drenagem ajuda na eliminação de líquidos retidos e toxinas, não havendo perda de gordura.

Dessa forma, o corpo sofre uma visível redução de medidas, mas não significa que você está emagrecendo. Essa redução acontece devido a eliminação das toxinas, fazendo com que você perca líquidos e elimine o inchaço.

  • Beber água antes da drenagem melhora os efeitos. MITO

Independente da massagem, a água ajuda a melhorar a retenção de líquido e eliminar toxinas, portanto não é uma condição da drenagem linfática. Água é importante sempre, independente da condição.

  • Grávidas não podem fazer . MITO

Grávidas podem e devem fazer o procedimento, desde que haja autorização médica e é mais indicada após o terceiro mês de gestação, uma vez que na gravidez a mulher retém muito líquido, principalmente nas pernas e nos pés.

  • Drenagem precisa ser feita com creme ou óleo. MITO

O uso de creme ou óleo vai depender do profissional ou do método utilizado, não sendo uma obrigação, muitas vezes, não são utilizados esses tipos de produtos. Para quem está em pós-operatório, cremes e óleos costumam deixar a massagem mais cômoda à pessoa, mas não é obrigatório o uso.

  • Drenagem com aparelho é melhor que drenagem manual. MITO

As duas têm bons resultados, pois ativam a circulação sanguínea, melhorando a oxigenação dos tecidos, mas a manual é a mais recomendada. Na DL manual, a profissional consegue observar com mais precisão e maior sensibilidade as regiões com mais nódulos, inchaço e edemas e, assim, consegue trabalhar com mais precisão.

+Adquira já: Resumo completo – Sistema Linfático + Brinde exclusivo! 

  • Drenagem mal feita pode dar íngua. MITO

A íngua só aparece em consequência de processos inflamatórios ou infecciosos nos gânglios, não tendo qualquer relação com massagens e drenagem.

  • Toda sessão de drenagem linfática dá vontade de fazer xixi. MITO

Algumas pessoas realmente sentem mais vontade de urinar depois ou durante uma sessão de drenagem linfática, enquanto outras não vão sentir essa vontade com tanta intensidade. Isso acontece em função do grau de retenção de líquidos de cada paciente.

  • Pacientes de cirurgia plástica não podem fazer drenagem linfática. MITO

A drenagem linfática, inclusive, é uma das recomendações essenciais no pós-operatório de cirurgia plástica, como da lipoaspiração. Porém, o procedimento deve ser feito somente após a liberação da cirurgia/médico e por profissionais experientes em paciente pós-cirúrgicos. Já que são necessários cuidados extras em relação aos pontos e recuperação dos tecidos.

Após uma cirurgia plástica, a drenagem é capaz de reduzir a retenção de líquidos e inchaço, algo bastante comum. Além do mais, evita a sensação de desconforto e dores bem como auxilia na redução e prevenção de hematomas.

Por estimular os tecidos após a cirurgia plástica, a drenagem também pode alavancar o processo de recuperação, acelerando a reconstrução das fibras musculares e cicatrização.

  • Drenagem Linfática Dói. MITO

A drenagem linfática é uma técnica de massagem com movimentos suaves, de forma que ela não deve causar dores e nem hematomas (roxos na pele). Se isso acontecer, a técnica pode não estar sendo realizada corretamente.

Não é necessário aplicar muita força/pressão nos movimentos da drenagem, porque a linfa se desloca lentamente. Assim, é uma massagem mais delicada, que inclusive favorece o relaxamento.

  • Por ser uma massagem leve, qualquer pessoa pode oferecer sessões de drenagem. MITO

A drenagem linfática é sim uma massagem leve, mas isso não quer dizer que ela não ofereça riscos se for executada de forma incorreta. Movimentos muito fortes, por exemplo, podem prejudicar a circulação linfática e até mesmo inflamar os gânglios.

Além disso, em pessoas em recuperação pós-cirúrgica, os movimentos precisam ser ainda mais cuidados, pois a pele estará sensibilizada pelo procedimento.

Dessa forma, é sempre recomendável fazer a drenagem em uma clínica de confiança, com supervisão médica, com fisioterapeutas e esteticistas que tenham curso técnico e/ou superior nessa área

+Adquira já: Resumo de Teoria das CORES – COLORIMETRIA + Brinde exclusivo! 

→ Agora vamos as VERDADES

  • Drenagem linfática ajuda a diminuir celulite. VERDADE

A DLM é uma das técnicas mais importantes como parte do tratamento para celulite. “Junto com outras técnicas, como a radiofrequência e a cavitação, promove uma mobilização no tecido gorduroso e diminuição do edema, melhorando muito o aspecto da celulite”.

Mas, apenas quando esse problema está em fase inicial. Uma das causas da celulite é a retenção de líquidos e toxinas, que favorecem a formação de nódulos de gordura na pele. Assim, com a drenagem, é possível combater a celulite no momento da sua formação.

Quando o grau de celulite é mais alto, a drenagem também ajuda a deixar a pele mais uniforme, pois a massagem melhora a circulação e aumenta o aporte de oxigênio e nutrientes para o tecido.

Contudo, os efeitos serão muito mais visíveis ao associar com outros tratamentos que atuam mais diretamente nas células de gordura.

  • Quem tem problema venoso não pode fazer drenagem. VERDADE

Quem tem trombose, por exemplo, não deve realizar o procedimento. Mas é indicado sempre consultar um médico antes de qualquer decisão.

  • Logo após a drenagem você vai ao banheiro urinar. VERDADE

Algumas pessoas sentem vontade de urinar antes mesmo do final da massagem. Mas isso pode não se aplicar a todos.

  • A drenagem aumenta a produção de urina. VERDADE

É muito comum, que a drenagem linfática aumente a produção de urina devido a eliminação das toxinas e pela redução de líquidos do corpo. Como resultado, o inchaço e a retenção acabam sendo “eliminados” através do xixi. Inclusive, é comum que muitos pacientes sintam vontade de urinar durante ou logo após a drenagem linfática.

  • Drenagem ajuda a melhorar sintomas de TPM. VERDADE

Drenagem pode fazer milagres para a tensão pré-menstrual, pois ela atua na liberação de líquidos, combatendo o inchaço, que é um dos sintomas da TPM, além de ajudar no controle da ansiedade, por ter um efeito relaxante.

  • A drenagem linfática combate a retenção de líquidos. VERDADE

Está técnica consiste em massagear o corpo de forma a conduzir a linfa – o líquido que se acumula entre as células – até os gânglios linfáticos, para que o excesso seja eliminado posteriormente pelos rins.

Dessa forma, a drenagem linfática ajuda muito a combater a retenção hídrica, especialmente nas pernas e nos pés, diminuindo também o inchaço no corpo todo.

  • A drenagem linfática contribui para a redução de medidas. VERDADE

Como a retenção de líquidos leva ao inchaço em regiões como panturrilhas, coxas, quadril e abdômen, a drenagem linfática pode sim ajudar a reduzir alguns centímetros nessas regiões.

Esse é um dos motivos pelos quais muitas pessoas acreditam que a drenagem linfática emagrece, mas a perda de medidas acontece devido à eliminação do excesso de líquidos, não à queima de gordura.

  • É recomendado fazer drenagem linfática depois de uma cirurgia plástica. VERDADE

Tudo depende da orientação do médico, mas, em geral, a drenagem é uma excelente forma de acelerar a recuperação de uma cirurgia plástica. Isso acontece porque a técnica estimula a oxigenação dos tecidos e a produção do colágeno, favorecendo a cicatrização.

Além disso, a drenagem combate o inchaço causado pelo acúmulo de líquidos na região da cirurgia, o que alivia o desconforto, favorece a reabsorção dos hematomas e evita a formação do seroma. Assim, a drenagem é essencial depois de cirurgias como a lipoaspiração.

  • A drenagem é indicada para as mulheres grávidas. VERDADE

Durante a gestação, o volume sanguíneo aumenta e os vasos capilares transbordam, causando muito inchaço. Assim, desde que haja autorização médica e após o terceiro mês de gestação, as gestantes podem fazer a drenagem linfática, especialmente para combater a retenção nas pernas e pés.

Entretanto, existem alguns cuidados a serem observados, como posicionar a gestante sempre de barriga para a cima e não aplicar a massagem nessa região.

  • Existem restrições. VERDADE

Ainda que a drenagem linfática não inclua medicamentos e não seja nenhum tipo de cirurgia plástica, não são todas as pessoas que devem realizar. Uma das principais restrições está relacionado a pacientes com problemas venosos, como a trombose.

Portanto, o ideal é sempre conversar com um médico ou outro profissional qualificado antes de dar início as sessões.

  • Promove resultados rápidos. VERDADE

Os efeitos fisiológicos da DLM são notados desde a primeira sessão. Algumas pessoas percebem logo a diminuição na retenção de líquidos, e com isso, a diminuição de edema e maior sensação de conforto e bem-estar. Com a continuidade das sessões os benefícios vão ficando mais notáveis. É indicado iniciar com 10 sessões e depois ir espaçando, priorizando a manutenção dos resultados. “É preciso ter continuidade para resultados mais consistentes”.

+Veja também: Estética com amor – Minha nova graduação ♥

→ Referências Bibliográficas 
  • https://www.procorpoestetica.com.br/blog/10-mitos-e-verdades-sobre-drenagem-linfatica
  • https://www.lucianapepino.com.br/blog/verdades-e-mentiras/drenagem-linfatica-mitos-e-verdades/
  • https://www.jornalhoraextra.com.br/saude/18292-mitos-e-verdades-sobre-a-drenagem-linfatica/
  • http://www.quebelezacidinha.com.br/mitos-e-verdades-sobre-drenagem-linfatica/
  • https://www.revistaabm.com.br/blog/drenagem-linfatica-o-que-e-beneficios-mitos-e-verdades-1

drenagem-linfática-02

Para concluir quero contar para vocês que eu tenho um instagram de estudos e lá estou postando muitas dicas de estudos, organização e planejamento.

Eu se fosse você não perderia mais tempo e iria lá me seguir…

Portanto já entra lá e me segue no insta e nas minhas outras redes sociais, vou deixar aqui para vocês:

Página do Facebook

Pinterest

Para concluir, quero agradecer todos vocês que acessam o meu Blog e depositam confiança no meu trabalho.

Obrigada meus amores ♥ ?

Um beijo :*
Até mais! 



6 comentários, Deixe o seu também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Giovanna Botter disse:

    Amiga adorei o post, acho esse conteúdo super importante, ainda pra quem estuda ou não conhece sobre o assunto!!! Você é demais. Seu capricho me deixa de boca aberta ❤️❤️

    1. Caroline Navarrete disse:

      Obrigada amiga sua maravilhosa, eu te amo ♥

  2. Larissa disse:

    Matéria super completa e objetiva ❤ me ajudou muito numa pesquisa. Drenagem linfática é vida!

    1. Caroline Navarrete disse:

      Muito obrigada Larissa ♥ Tbm amo drenagem linfática, e fico feliz de ter ajudado <3 Um beião :*

  3. Guilherme disse:

    Faz um post falando sobre Sistema Linfático, acho que tem tudo haver com o assunto 🙂

    1. Caroline Navarrete disse:

      Oiii, pode deixar eu vou fazer sim 🙂