Pele Seca – Aprenda os cuidados adequados para este tipo de pele!

0 comentário
10 de outubro de 2017

Cuidados adequados para a pele seca.

Enquanto muitos sofrem com outros tipos de pele (oleosa ou mista), há pessoas que sofrem com a pele seca.

E só quem sofre com a pele seca, sabe o quanto é difícil lidar com a descamação e a falta de viço que ela tem.

Então pensando em vocês que passam por isso, eu venho esclarecer algumas coisinhas importantes e ajudar você nesta missão difícil. 🙂

Pele seca – O que seria?

pele seca

É um tipo de pele que produz menos sebo que a pele normal. A pele seca normalmente não tem muita hidratação.

E pela falta de sebo ela não possui lipídios necessários para reter umidade e construir um escudo protetor contra influências externas.

Mulheres sofrem mais com esse tipo de pele do que os homens, interessante né?

A pele seca existe em vários níveis de gravidade que nem sempre é fácil de se identificar.

As causas…

pele seca

São as perdas de água constantes através de:

  • Transpiração causadas por calor, tensão e atividades; e
  • Perda trans- epidérmica de água (PTEA) : a maneira passiva natural na qual a pele difunde ao redor de meio litro de água ao dia  a partir das camadas mais profundas de pele.

É causada também pela falta de:

  • Lipídios epidérmicos tais como ceramidas, ácidos graxos e colesterol que são necessários para uma função saudável da barreira cutânea; e
  • Fatores de hidratação naturais (FHNs) especialmente uréia, aminoácidos e ácido láctico que ajudam a fixar água.

Causas externas:

  • Condições climáticas severas (ar quente, ar frio e ar seco);
  • Mudanças de estação (durante o inverno e verão os sintomas são mais comuns);
  • A luz solar ultravioleta (UV), pode aumentar o envelhecimento da pele deixando ela mais susceptível ao ressecamento;
  • Lavar o rosto com frequência, ou banhos e duchas longos e quentes removem os lipídios que compõem a barreira da pele;
  • Ter uma rotina com a pele inapropriada (alguns sabões podem remover os lipídios naturais da pele, então recomenda-se o uso de produtos adequados para peles secas); e
  • Fumar (as toxinas da fumaça do cigarro, incluindo a nicotina, podem reduzir o fluxo do sangue. Isso leva a uma diminuição na taxa de metabolismo dentro da pele. A pele pode secar e envelhecer precocemente).
Causas internas:

pele seca

Todas as pessoas possuem um conjunto único de genes que determinam as características da pele, como os níveis de pigmentação, de umidade e de lipídios. Isso significa que, sob condições idênticas, diferentes pessoas possuem diferentes níveis de umidade e de lipídios na pele.  Indivíduos de pele clara são mais propensos a ter uma pele seca do que pessoas com pele mais escura.

  • Influências hormonais – Mudanças hormonais durante a gravidez podem provocar uma pele seca, assim como durante a adolescência e a menopausa, o equilíbrio de hidratação da pele pode ser afetado. Durante a menopausa, a quantidade de estrogênio no corpo diminui, o que leva a pele também ficar seca.
  • Idade – Com o envelhecimento a pele diminui a capacidade de produzir suor e lipídios devido à redução da atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas, o que leva ao ressecamento e é mais provável que apareçam rugas mais profundas.
  • Envelhecimento precoce da pele – Exposição extensiva e desprotegida aos raios ultravioletas (UV) pode aumentar a taxa de envelhecimento da pele, causando linhas finas e ruas precoces.
O que evitar:
  • Evite o ar seco – ficando menos tempo em locais externos, durante um clima quente ou frio, e use um umidificador dentro de casa.
  • Reduza o tempo gasto sob a água quente – tomando banhos rápidas ao invés de banhos mais longos.
  • Use roupas feitas de materiais naturais – como o algodão e a seda, que não irritam a pele, a lã é natural, mas pode irritar a pele, por isso deve ser evitada.
  • Use luvas ao lavar a louça – isso ajudará a evitar a água quente e os detergentes fortes.
  • Tente usar um sabão para roupas sem corantes ou perfumes – pois eles podem ficar nas peças após a lavagem e irritar a pele seca.
  • Use  produtos de cuidados com a pele sem perfumes, corantes e parabenos para evitar irritações.
  • Beba quantidades adequadas de água – especialmente no caso de pessoas mais velhas.

Hidratação adequada para a pele seca

Limpeza da pele seca

A pele seca geralmente resseca devido a uma quebra na sua barreira superficial e, portanto, é importante que a solução de limpeza seja suave o suficiente para não remover essa barreira natural protetora.

Então na hora da limpeza, jamais use sabonetes comuns, vai ressecar ainda mais a sua pele, neste caso use sabonetes hidratantes com óleos, específicos para pele seca.
Opte pelo sabonete líquido, que tende a ser mais delicado e com pH mais equilibrado, ou sabonetes que contenham no rótulo a palavra ‘hidratante’. Esses sabonetes possuem baixíssima concentração de detergente.

Após lavar o rosto com um sabonete ou produto de limpeza específico e passar o demaquilante, a pele tende a ficar levemente ácida.
Essa é a hora de passar o tônico, ele irá ajudar a equilibrar o pH da pele e remover qualquer restinho dos produtos usados anteriormente, também irá acalmar a pele e alguns podem até hidratar.

Só tome cuidado na hora de tonificar, use tônicos para pele seca, não use loções a base de álcool ou adstringente.

Hidratação da pela seca do rosto

pele seca

 

Use e abuse de hidratantes na forma de cremes, pois o creme contém óleo em grande quantidade, o que impede a desidratação das células. Aproveite a hora de dormir para hidratar sua pele com cremes de tratamento noturno, eles agem enquanto você descansa.

Não se esqueça do protetor solar diariamente para ajudar no desaceleramento do aparecimento das rugas, já que a pele seca tem mais tendência. Opte por hidratantes com proteção solar. A pele do rosto quando está seca, fica com uma aparência opaca, áspera, com textura fina e sensível. O ressecamento também contribui para o envelhecimento precoce, aparência de vermelhidão e coceira.

Hidratação da pela seca do corpo

pele seca

O primeiro requisito que os hidratantes para pele seca devem ter é o de restaurar o equilíbrio de umidade nas camadas superiores da pele. Os chamados “fatores de hidratação naturais” (FHN), compostos como a ureia e o lactato fixam a umidade no estrato córneo, ou na camada superior da pele. A concentração mínima recomendada de ureia, mesmo para a peles levemente secas, deve ser de 5%.  As peles muito secas geralmente precisam de uma maior concentração de ureia e de outros fatores de hidratação.

Na hora de hidratar a pele do seu corpo, se for no banho opte por “óleo de banho”, ele cria uma capa protetora que impede a perda de água da camada externa da pele e deixa uma sensação de pele macia.

Os cremes hidratantes também funcionam bem e são até mais completos: além de evitar a perda de água entre as camadas da pele, ainda possuem umas microestruturas químicas que levam água aos tecidos, hidratando a pele de dentro pra fora.

O hidratante deve ser aplicado logo após o banho (nesse momento a absorção é mais eficaz) e antes de dormir.

Abusem da hidratação! 🙂

Maquiagem para a pele seca

pele seca

Todo tipo de pele precisa de hidratação antes da maquiagem seja ela oleosa, seca ou mista, o que ira mudar será o produto usado para hidratar.

Então para conquistar uma maquiagem que dure o dia todo e evitar o efeito “mascara” é importante dar atenção extra para a preparação da pele e apostar em produtos específicos. “Com uma boa preparação, a maquiagem chega a durar mais de 10 horas”.

Segue abaixo alguns passos importantes na hora de se maquiar:

  1.  Hidratação deve ser prioridade na rotina diária, não só antes de se maquiar! 
  2.  Contorno de olhos! 
    Um passo fundamental que não devemos deixar de lado se temos a pele seca é aplicar também um bom contorno de olhos. A pele desta zona é extremamente sensível e fina, por isso, deve ter uma hidratação adequada para não aparecer rugas prematuras.
  3.  Base com agentes hidratantes é determinante para uma boa maquiagem! 
    As bases ideais para unificar o tom nas peles secas são aquelas que oferecem texturas leves, fluidas e cremosas. Opte sempre por produtos que hidratem e ofereça luminosidade ao seu rosto. Para aquelas que preferem ter um aspecto mais natural, um excelente truque de maquiagem para a pele seca é aproveitar a hidratação extra que oferecem cosméticos como o BB Cream ou o CC Cream. Que apresentam tudo em um produto, que permite hidratar, unificar e corrigir imperfeições ao mesmo tempo.
  4.  Aplique pó somente na área T do seu rosto!
    Os pós são produtos que ressecam muito a pele e podem tornar mais visíveis as linhas de expressão e imperfeições. É por isso que as peles secas devem descartar a aplicação deste tipo de cosméticos na hora de se maquiar. Se deseja enfatizar a maquiagem, aplique um pouco de pó translúcido na zona T do rosto (testa, nariz e queixo) e nas bochechas/extremidades.
  5. De preferência as sombras com texturas cremosas!
    Quanto à maquiagem dos olhos, é conveniente aplicar sempre um primer de sombras para que se mantenham intactas por mais tempo. São preferíveis as sombras em textura cremosa já que oferecem uma maior duração nas peles secas.
  6. Tons perolados e translúcidos ajudam a disfarçar o ressecamento!
    No momento de escolher as cores da maquiagem, dê preferência nos tons perolados e translúcidos, que deixarão a pele mais iluminada de uma forma mais natural, evitando o efeito opaco.
  7. Use blush com textura cremosa!
    Desta forma, a textura cremosa é também a melhor opção para o blush. Seu rosto terá um toque de frescura e será bem mais luminoso do que com os bushs em pó. Nota-se que um dos melhores truques de maquiagem para pele seca é evitar os cosméticos em pó que só conseguem ressecar mais a pele e torná-la apagada e cansada.
  8.  E por fim… Para iluminar, também dê preferência a iluminadores cremosos! 

Bom meus amores é isso!
Espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado de alguma maneira!
Deixem o seu comentário e/ou dúvidas!
E me sigam nas minhas redes socias, facebookinstagrampinterest e twitter.

Um beijo :*
Até mais! \õ



Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *