Pele Oleosa – Aprenda os cuidados adequados para controlar a oleosidade!

2 comentários
17 de outubro de 2017

Cuidados adequados para a pele oleosa.

Para cuidar da pele oleosa, é importante tratar a pele de forma correta, usando produtos próprios para pele oleosa, pois o uso de produtos inadequados pode aumentar ainda mais a oleosidade da pele.

Um dos principais motivos para que a pele seja oleosa é a herança genética. Porém, outros fatores podem contribuir com o aumento de atividade das glândulas sebáceas: alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, stress e alimentação inadequada.

Como exemplo: “Quanto mais frio, com temperaturas baixas, a pele produz mais óleo na intenção de se proteger e não deixar a pele ressecar”, “comidas muito gordurosas, altos níveis de testosterona no corpo e preocupações demais também podem aumentar a oleosidade”.

Além disso, é comum notar o rosto brilhando cada vez mais conforme o dia vai passando. Isso acontece porque a oleosidade do rosto tende a ir aumentando conforme a pele fica exposta a fatores externos, como sol, frio, chuva e ar-condicionado.

Característica da pele oleosa!

  • Muitas vezes apresentam, manchas, pontos negros, comedões abertos, poros excessivamente abertos e brilho oleoso devido ao excesso de sebo. Por vezes, as peles oleosas mostram zonas desidratadas provocadas pelo uso excessivo de produtos com acção detergente.
  • A pele oleosa toma o nome de pele acneica quando esta apresenta elevado número de pápulas, pústulas, comedões, nódulos, etc.. Conhecida por acne, aparece particularmente nos adolescentes e adultos jovens, sendo o local preferível do seu aparecimento a face, embora possa também surgir nas costas e peito

O aparecimento de acne pode estar relacionado com problemas hormonais, como na puberdade, nos ciclos menstruais, no uso de corticosteroides, na gravidez e frequentemente, nos jovens, as peles olesosas apresentam a acne juvenil polimorfa.

Na pele oleosa distinguem-se duas formas de seborreia:

  1. Seborreia fluente, quando o sebo escorre pela superfície da epiderme. O exame visual mostra uma pele pálida, de aspecto brilhante, de “grão” irregular, com poros foliculares dilatados e presença de comedões. A palpação é oleosa e espessa.
  2. Seborreia não fluente, quando o sebo se acumula no canal excretor obstruído por uma hiperqueratinização. O exame visual mostra uma pele pálida, de “grão” irregular, presença de comedões e de microquistos. A palpação é rugosa e espessa, pois é bastante queratinizada. A falta da secreção sebácea origina na epiderme zonas desidratadas.

Cuidados para controlar a oleosidade da pele!

  1.  Não lavar o rosto em excesso: 

    pele olesa

    Ao lavar o rosto diversas vezes ao dia, além de retirar o sebo, também é removida toda a hidratação natural da pele e, como resposta, o organismo acaba produzindo mais óleo. O ideal seria procurar um dermatologista para saber quantas vezes é necessário fazer a limpeza da sua pele.

    Quando lavar use produtos de limpeza próprios para pele oleosa. Estes produtos de, preferência, devem conter um ácido, tal como o ácido salicílico, que ajuda a desobstruir os poros e a eliminar o excesso de oleosidade e impurezas da pele.

    Importante lembrar que primeiro a pele deve ser lavada com água fria ou morna, nunca quente, e depois deve-se aplicar o gel ou sabonete de limpeza na pele.

  2.  Esfoliar e tonificar a pele:

    pele oleosa
    A esfoliação é muito recomendada para peles oleosas. Esse procedimento tem a função de retirar as células mortas, sujeira acumulada e resíduo de sebo na pele, fazendo com que ela fique mais limpa e preparada para receber os hidratantes.

    É importante usar uma loção tônica própria para pele oleosa, com produtos adstringentes e sem álcool, para ajudar a fechar os poros, reduzir a inflamação e eliminar todos os vestígios de células mortas ou de maquiagem que podem levar à obstrução dos poros.

  3. Hidratação adequada:

    pele oleosa

    A pele oleosa não deve ser hidratada mais que uma vez ao dia e é muito importante usar produtos hidratantes que não contenham óleo na sua composição e que não causem a obstrução dos poros da pele.

    Os produtos devem ser em forma de gel, fluido, loção ou sérum, de preferência sem óleo em sua composição.

  4. Passe protetor solar:

    pele oleosa
    Utilize hidratantes especiais para pele oleosa que possuem filtros anti-UVA/UVB em sua composição. Além de protegerem contra os danos causados pelo sol, também ajudam a retardar o envelhecimento precoce.

Maquiagem para a pele oleosa!

pele oleosa

Antes de aplicar a maquiagem na pele oleosa, é importante que a pele esteja bem limpa e tonificada. Depois desses passos concluídos podemos iniciar a maquiagem:

  • Qualquer produto que você usar na maquiagem não deve ser em textura de creme. Toda maquiagem muito cremosa deixa a pele mais oleosa;
  • Usar uma base que não contenha óleo em sua composição;
  • Utilizar o pó para controlar o brilho, principalmente na zona T, testa, nariz e queixo;
  • Procure utilizar sempre produtos com efeito matificante;
  • Preferir produtos que sejam hipoalergênicos, produtos oil free, que significa livre de óleos, anti-shine que significa anti-brilho e reguladores da oleosidade;
  • Preferir usar o pincel e evitar usar a esponja, pois o pincel aplica a maquiagem sem espalhar a oleosidade.
  • Retirar a maquiagem toda antes de dormir para evitar que os poros se abram ainda mais. Este também é um ótimo truque de maquiagem para evitar espinhas;

Se você ainda não sabe qual é o seu tipo de pele, aconselho que descubra primeiro. Para depois procurar cuidados/tratamentos adequados.

Bom meus amores é isso!
Espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado de alguma maneira!
Deixem o seu comentário e/ou dúvidas!
E me sigam nas minhas redes socias, facebookinstagrampinterest e twitter.

Um beijo :*
Até mais! \õ



2 comentários, Deixe o seu também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ana Carolina Garcia Lopes disse:

    Isso faz uma diferença enorme pra mim kkkkk minha pele é muito oleosa, agora que estou comprando alguns produtinhos mais em gel pra melhorar, e essas suas dicas me ajudaram muito ❤️

    1. Caroline Navarrete disse:

      Verdade amiga, essas dicas são valiosas para você, fico feliz que eu tenha ajudado! ♥ depois me conta tudo!