Pele Mista – Aprenda os cuidados adequados para manter sua pele sempre equilibrada!

0 comentário
19 de outubro de 2017

Cuidados adequados para a pele mista.

Quem tem pele mista sabe que nem sempre é fácil escolher os cuidados ideais para manter o equilíbrio, já que essa cútis tem duas características marcantes:

  • Zona T (testa, nariz e queixo) oleosa, nesta região, os poros apresentam uma dilatação maior; e
  • O restante (bochechas) por outro lado, são normais a seca.

É preciso hidratação, controle de oleosidade e não podemos optar por extremos, ou seja, não ressecar ou nutrir demais.

A pele mista possui uma espessura fina, cor rosada e apresenta rugas finas e precoces com tendência à descamação. Em certas regiões (secas), faz-se necessário um cuidado maior com a hidratação.

Este tipo de pele é o mais comum entre as brasileiras. O erro mais comum de quem tem esse tipo de pele é dar o mesmo tratamento para todas as regiões, já que cada área tem a sua necessidade. É aí que aparecem cravos, espinhas e até descamações.

A seguir vamos conferir algumas dicas de cuidados essenciais para não aumentar o excesso de oleosidade na zona T e nem ressecar as demais regiões do rosto.

A limpeza da pele mista!

pele mista

A limpeza diária desse tipo de pele é um desafio, pois a zona T precisa ser cuidadosamente limpa para ficar livre da oleosidade, evitando cravos e manchas, já as outras áreas da pele que são secas, não devem perdem a umidade natural.

Lavar apenas duas vezes ao dia – de manhã e a noite. Caso contrário, as áreas sensíveis da pele ficarão ainda mais ressecadas.

Use um gel de limpeza suave, ele limpará profundamente e evitará irritações, você pode usar também espuma em mousse ou leite de limpeza.

Já na zona T, parte oleosa do rosto, use um tônico ou adstringente. O ideal é que o adstringente seja sem álcool, para não causar ardência.

Outras dicas bacanas 😉

  • Evite sabonetes em barra, prefira sempre a versão líquida e neutra, que é mais suave;
  • Primeiro, use água morna para tirar a sujeira e desentupir os poros; e
  • Depois, aplique a loção de limpeza com movimentos circulares e retire com água fria ou morna.
  • Os tônicos faciais podem ser aplicados com o auxílio de algodão e não precisam ser removidos com água. Nas fases em que a oleosidade estiver excessiva, troque o tônico por uma loção adstringente.
  • Esfoliação pode ser feita de uma a duas vezes por semana na zona T, e a cada 15 dias nas áreas mais secas.

Hidratando a pele mista sem aumentar a oleosidade ou o ressecamento!

pele mista

Para a hidratação é importante ressaltar que o ideal é usar produtos próprios para a pele mista ou oil free (livre de óleo) , duas vezes ao dia. Na ausência de ambos, é necessário aplicar um para a pele oleosa na zona T do rosto e outro para pele seca no restante (bochechas). Para a região dos olhos, opte por um creme especialmente desenvolvido para esta área sensível.

Espalhe com movimentos circulares e delicados até que ele seja completamente absorvido.

Para ajudar na escolha do seu hidratante, escolha sempre os que contém como componente:

  • Derivados da camomila;
  • Ácido hialurônico;
  • Chá verde; e
  • Extrato de hamamélis.

Esses componentes possuem ação calmante e ajudam a controlar a oleosidade da zona T.

Outra opção é o sérum, sem dúvidas, um dos produtos mais recomendados para este tipo de pele. De textura fluida, ele é composto por água e glicerina e não deixa resíduos gordurosos. Sem contar que deixa a pele sequinha e aveludada 😉  Vale super a pena investir!!

Para otimizar o seu tempo, vale usar um hidratante com protetor solar.

Proteção solar para pele mista!

pele mista

Esse sem dúvidas é um passo essencial para qualquer tipo de pele, incluindo obviamente a pele mista!

A exposição ao sol, trás vários malefícios para a pele, como exemplo:

  • Destrói as fibras de colágeno, que são responsáveis por dar sustentação e firmeza para a pele;
  • Provoca manchas;
  • Provoca sardas; e
  • Pode provocar câncer de pele.

Por isso minhas lindas, o protetor solar é indispensável, mesmo que não tenha exposição direta ao sol.

Então fica como dica, ter sempre dois tipos de creme hidratante, um com fator de proteção solar de no minimo 30 para usar durante o dia e um sem o FPS para usar durante a noite.

E para escolher o protetor solar ideal, as dicas são as mesmas do hidratante, opte por protetor livre de óleo, que não tenha álcool em sua composição e que tenha uma textura leve, que não deixa a pele “pegajosa”.

Uma boa sugestão seria filtros em loção oil free, séruns ou emulsões.

Maquiagem para pele mista!

pele mista

Antes de começar a aplicar a maquiagem, é importante hidratar bem a pele e usar produtos que evitem a produção excessiva de óleo do rosto e o ressecamento nas áreas secas, para evitar o efeito “craquelado” na maquiagem.

Para a maquiagem durante o dia, você pode usar uma base com protetor solar. Mas não se desespere se você não tiver uma base com protetor, uma dica neste caso seria misturar um pouquinho da base com o protetor solar e aplicar tudo de uma vez só, mas para isso a sua base deve ser liquida.

Caso você não goste do efeito brilhante, escolha uma base com efeito matte, que dê a impressão de pele aveludada. Esse tipo de base é indicado para pele oleosas e mistas, e geralmente tem um efeito mais duradouro.

No momento da aplicação da base, dê preferência a uma esponja úmida ou um pincel específico para base, evitando utilizar os dedos, pois pode evidenciar a oleosidade do rosto.

Depois de aplicar a base, amenize o excesso de “gordura” e brilho na zona T do rosto, aplicando uma leve camada de pó translúcido nesta área. Ele será útil também para terminar de uniformizar o tom da sua pele e deixar mais bonita.

Aplique uma camada leve de pó sobre a zona T com pincel bem grosso.

E como dica final… 

Eu uso e aconselho muito a água termal, é um produto ideal para fixar sua maquiagem, evitar a desidratação e acalmar a pele, tudo ao mesmo tempo!

É só borrifar uma pequena quantidade sobre o rosto quando estiver terminando a maquiagem (antes de aplicar o rímel e o batom), que já da pra notar na hora a pele mais sedosa e aveludada.

Eu amo o efeito da água termal na minha pele (que é mista), por isso super indico!!

Se você ainda não sabe qual é o seu tipo de pele, aconselho que descubra primeiro. Para depois procurar cuidados/tratamentos adequados.

Bom meus amores é isso!
Espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado de alguma maneira!
Deixem o seu comentário e/ou dúvidas!
E me sigam nas minhas redes socias, facebookinstagrampinterest e twitter.

Um beijo :*
Até mais! \õ



Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *